Eu escrevi aqui rapidamente 7 dicas para produzir música eletrônica. Não importa o estilo, a vertente, da house music ao techno, do psytrance ao dubstep, do electro ao hip hop, essas orientações básicas irão auxiliar quem está começando e quer se tornar um produtor musical. Vamos lá:
1. Gostar de música é fundamental
Você precisa gostar de música, isso é o mais básico. Parece estranho escrever isso, mas existem muitos pseudo-produtores e também pseudo-djs que não gostam e não sabem nada sobre música. Só querem literalmente aparecer e ganhar dinheiro – o que não é de todo ruim, mas aqui estamos falando de arte. Escute muita música, todos os sons que ouvir com atenção, irão lhe ajudar a produzir melhor.
2. Conheça o software
Escolha o seu software sequenciador fazendo download dos demos nos sites das fabricantes, e entre de cabeça nele até o fim.
3. Leitura, estudo e prática
Estude muito. Não em escolas ou cursos, mas de maneira auto-didata, pesquisando por tutoriais, vídeo-aulas, fóruns de produção musical, blogs que falam sobre música eletrônica e toda sorte de dicas e canais que a internet disponibiliza para esse fim. Hoje em dia não faltam informações, só não aprende algo novo quem não quer.
4. Menos é mais
“Menos é mais” é uma frase bem clichê. Mas é cabível aqui nesse caso: Instrumentos virtuais, sintetizadores em forma de plugins, são ótimos para produzir e compôr. Sabe o que é um plugin VST? Mas não abuse querendo baixar e instalar centenas deles na sua máquina. É desnecessário você ter um arsenal de vsts, que ocuparão espaço no computador e deixarão você confuso com muitas opções. Existem milhares de vsts, gratuitos como o Synth1 e pagos como os da Native Instruments. Pesquise sobre os mais utilizados no tipo de som que você quer produzir. Os bons são muito versáteis, e podem ser utilizados em praticamente todos estilos musicais.
5. Qualidade faz toda diferença
Assim como no caso de vst’s, só utilize samples de qualidade. De extrema qualidade. Amostras de baterias eletrônicas, efeitos e loops ocasionais, tudo precisa ser de excelente qualidade, repetindo mais uma vez. Esse é um dos segredos para que o áudio saia perfeito, a fundação de uma boa track é feita de ótimas amostras sonoras de baterias (drum hits, kicks, snares, hihats, percussions) e timbres profissionais. Jamais utilize samples de baixa qualidade.
6. Grandes pequenos detalhes
Dê atenção total para os detalhes sonoros. Muita atenção. Os detalhes fazem toda diferença, até aqueles que você acha que ninguem irá escutar ou perceber, um pequeno prato soando baixinho no canal esquerdo dos fones, por exemplo. Uma melodia com uma pequena variação de um compasso para o outro, coisas desse tipo.
7. Equalização, compressão, masterização
Leia tudo o que puder sobre equalização, compressão, finalização, masterização. Você vai ter muito trabalho nessa parte, que é uma das mais difíceis na arte de produzir música. É um assunto que você vai estar sempre aprendendo. Use faixas de referências, de produtores e bandas que você gosta, condizentes com o estilo da track que você está produzindo. E não sossegue até conseguir o mesmo nível de nitidez, de volume, de compressão, de clareza e potência.
0 comentários:
Postar um comentário